Encceja 2017 – Inscrições e Pré-Requisitos

Categorias: Encceja - Ensino Fundamental - Ensino Médio

Inscrições serão recebidas até o dia 28 de agosto de 2017.

Muitos brasileiros quando crianças não tiveram a oportunidade de frequentar a escola e não possuem nenhum certificado de formação escolar, o que nos dias atuais dificulta muito na hora de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, que diante de uma grande oferta de mão de obra, se apresenta muito competitivo e exigente.



Nesse sentido, em todo o país existem escolas denominas EJAS, Educação para Jovens e Adultos, que visam instruir essas pessoas que depois do estudo sistemático dos conteúdos, recebiam o certificado de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Contudo, muitos brasileiros não possuem condições de frequentar essas escolas, porque trabalham ou porque possuem outros compromissos.

Pensando em resolver essa situação, até o ano de 2016 muitas dessas pessoas sem formação podiam estudar em casa e se preparavam durante o ano para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, que além da função que todos conhecem de possibilitar que os estudantes entrem para a universidade, também permitia que a partir de certa pontuação, esses jovens e adultos sem formação pudessem tirar o sonhado certificado de conclusão.

Como o Enem passou por algumas mudanças, ele já não tem mais essa faculdade, mas o Ministério da Educação criou o Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que nada mais é que um exame que possui a mesma finalidade de certificar as pessoas que não tiveram oportunidades de estudar.



Dessa forma, o Ministério da Educação, o MEC, abriu inscrições na última segunda-feira, dia 07 do mês de agosto, sendo que elas serão encerradas no dia 28 desse mesmo mês.

Se você se interessou, veja os pré-requisitos para cada formação:

– Ensino Fundamental: Quem deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental é necessário já possuir 15 anos até a data da realização da prova.

– Ensino Médio: Para quem já possui formação de ensino fundamental completo, a idade mínima para a realização do exame é de 18 anos até o dia de realização da prova.

Há quase um mês atrás o MEC havia anunciado que as provas do Encceja Nacional seriam realizadas no dia 08 do mês de outubro. Contudo, esta data foi alterada e o dia da prova passou a ser o dia 22 do mês de outubro.

Os inscritos para certificação de nível fundamental devem realizar uma prova composta por 30 questões sobre História, Ciências Naturais e Geografia, que está prevista para o período da manhã, enquanto que no período da tarde devem responder a outras 30 questões sobre Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Educação Física.

Já quem deseja o certificado de Ensino Médio também deve realizar uma prova composta por 30 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no período da manhã, do mesmo modo que no período da tarde a prova será de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias.

Assim como acontecia no Enem, os candidatos para obtenção de ambas as formações devem realizar uma redação no valor de 0 até 10 pontos, que será realizada à tarde.

Para obter a certificação ao qual se habilita, o inscrito deve obter na redação a nota mínima de 5 pontos e de 100 pontos nas provas, que possuem valor total de 200 pontos.

Nesse sentido, quem conseguir atingir essa média de pontos do Encceja deve comparecer a uma Secretaria de Educação de seus estados e solicitar o seu certificado.

Para aqueles que no total não conseguiram a pontuação necessária, mas que tenham atingido a média em uma das provas, é permitido solicitar uma declaração de proficiência, para que assim na realização de um próximo exame, não seja necessário a realização de prova sobres estes conteúdos.

Sirlene Montes



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *