Escola Makiguti – Cursos Técnicos Gratuitos 2021

Categorias: 2021 - Cursos gratuitos - Cursos técnicos - Escola Makiguti

Escola oferece 420 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2021.



A Escola Makiguti está abrindo um processo seletivo para o segundo semestre do vestibular. Ao todo, serão 420 vagas gratuitas para cursos técnicos, e as novas turmas serão 100% online. As oportunidades serão na área da saúde, na cidade de São Paulo, e serão distribuídas entre os cursos de Hemoterapia, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Gerência em Saúde e Farmácia, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Para participar do processo seletivo das vagas é necessário que os candidatos tenham o ensino médio completo e idade igual ou superior a 18 anos, até o fim do ano de 2021. Os cursos terão duraçao de um período de três semestres, e, mesmo sendo presencial, será oferecido 100% online devido a pandemia do Coronavírus e conforme o Plano de enfrentamento da pandemia na cidade de São Paulo. Quando for necessário que as aulas voltem a ser presencial, a escola cumprirá todos os protocolos previstos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Escola Makiguti é uma instituição que é administrada pela Fundação Paulistana, articulada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, e já ajudou mais de 13 mil pessoas a terem uma carreira profissional gratuita. Só na região da Cidade Tiradentes, quase todos os equipamentos utilizados na área da saúde são manipulados por profissionais que foram formados na Makiguti.

De acordo com Aline Cardoso, secretária responsável pelo setor de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo na cidade de São Paulo, a crise da pandemia do Coronavírus tem feito a instituição buscar novas formas de atuação nos vestibulares, sem deixar de oferecer as oportunidades ás pessoas, e as aulas online tem sido uma forma de acolhimento á todos os interessados em prosseguir com seus sonhos. Outra alternativa ao processo seletivo será o envio de uma redação de cada candidato com um tema atual e antecipado como forma de seleçao, assim agiliza o processo e as pessoas não perdem a oportunidade de se qualificar por falta de recursos. Além disso, os cursos oferecidos pela instituição sempre foram bastante concorridos, pois a área da saúde está se tornando muito promissora no país e as pessoas querem uma realização pessoal com isso. Nesse momento de crise sanitária, os profissionais da área da saúde tem sido bastante valorizados, tanta a falta quando a procura, por isso, é preciso ampliar a demanda de profissionais e de trabalho.



A própria prefeitura da cidade de São Paulo disse que a Escola Makiguti é uma das únicas do Brasil a oferecer cursos técnicos especificamente para a área da saúde e ainda com certificação aprovada e licenciada pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, é o que afirma Maria Eugênia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana. Além disso, Maria Eugênia também diz que a instituição está situada na zona leste da capital, na Cidade Tiradentes, uma das regiões mais populosas e com divergências sociais principalmente na área da educação e no ensino de qualidade, por isso as vagas da instituição acabam tendo uma grande procura.

Os interessados devem se inscrever no site: http://www.bit.ly/makiguti21 até o dia 10 de junho. Lembrando que para ser aprovado depende muito do desempenho de uma redação, que deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, além da segunda etapa da seleção, que consiste na conquista de pontos no histórico escolar, para quem concluiu o enisno médio na rede pública na Cidade Tiradentes. O prazo para a entrega da redação é até o dia 11 de junho, e o tema será "A importância das políticas públicas no combate da Covid-19". O valor da taxa de inscrição é de R$ 22.

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *