Faetec tem 90 mil vagas abertas em cursos de qualificação profissional


Estão abertas 90 mil vagas de cursos gratuitos no estado do Rio de Janeiro. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu, a partir da última terça-feira, dia 13 de janeiro, as inscrições para os interessados em concorrer as 68 mil oportunidades de realização de cursos de qualificação profissional abertas pela instituição. Além dessas oportunidades ainda há, aproximadamente, mais 22 mil oportunidades de cursos nas áreas artístico-culturais e físico-esportivas.

Nessa primeira edição do programa de educação profissionalizante do ano de 2015, estão sendo disponibilizadas mais de 130 oportunidades de escolhas de diferentes cursos.


Para concorrer a estas vagas o pré-requisito exigido os candidatos devem possuir o ensino fundamental completo e, de acordo com o curso escolhido, a idade mínima entre 14 e 18 anos de idade.

As pessoas que se interessarem por essas vagas de curso gratuito deverão fazer as suas inscrições até a data limite de 25 de janeiro através do portal eletrônico www.faetec.rj.gov.br, onde o candidato deverá procurar o link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”, sendo que os candidatos poderão fazer a opção por até dois cursos diferentes por CPF, no entanto, obrigatoriamente, uma das opções de cursos deverá ser o curso de informática ou idiomas. Vale ressaltar que o quadro de vagas e os cursos disponíveis também podem ser encontrados no mesmo site acima.

As escolhas dos candidatos que serão contemplados com essas vagas gratuitas irão ocorrer mediante um sorteio, o qual será realizado no dia 27 de janeiro e será divulgado no mesmo dia, no site descrito acima.



Os candidatos que forem sorteados deverão efetivar as suas matrículas entre os dias 28 a 31 de janeiro e se por ventura sobrarem vagas ociosas haverá novas matriculas nos dias 2 a 5 de fevereiro.

Esse programa de cursos terá a duração de 10 a 20 semanas, exceção feita ao curso de Instalações e Serviços com Eletricidade, que será feito em um mês.

Por Adriano Oliveira

Deixe o seu comentário