Harvard – Curso Online Gratuito de Arquitetura 2018


Aulas devem começar no final do mês de fevereiro de 2018.

A Universidade Harvard, uma das instituições mais conceituadas dos Estados Unidos, está oferecendo diversas oportunidades de qualificação online, uma delas é o curso de arquitetura. O que mais chama atenção dos amantes do curso é a praticidade de realizar o curso no conforto de casa sem o trabalho de se deslocar até uma universidade presencialmente como estamos acostumados.

A iniciativa é uma parceria feita pela Harvard com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e abordará temas básicos em sua segunda edição neste ano na plataforma de ensino acadêmico edX. O curso, denominado de The Architectural Imagination, dará aos estudantes ferramentas fundamentais da área de arquitetura, partindo do conceito acadêmico tradicional até a profissão, relatando grandes empreendimentos da história da arquitetura e sua trajetória no mundo. Além de ser totalmente online e teórico, assim que iniciar com os estudos o estudante poderá ter acesso aos conteúdos do curso quando quiser, mas a carga horária das aulas será de 10 semanas consecutivas, dividida em 3 módulos, com três ou quatro horas/aulas por semana, e os temas a serem ministrados são: Luz sobre forma, Contextualização, prática e representação, Tecnologia, além de aulas de aprendizagem de desenhos arquitetônicos e modelagens. Os alunos ainda terão aulas práticas como avaliação, contando com exercícios de modelagem e de desenho à mão.


Em sua segunda edição consecutiva, o curso será de nível introdutório e focará na história geral da arquitetura e nas diferentes formas de representação arquitetônica por trás dos grandes empreendimentos da história, numa primeira apresentação que se chamará "A Arquitetura da Imaginação" e terá como objetivo estabelecer uma visão mais ampla entre a arte de criar e construir com o contexto político e social no qual nossa sociedade está inserida.

De acordo com K. Michael Hayes, um dos professores responsáveis pelo curso, a arquitetura corresponde a uma questão técnica com uma abordagem não tão técnica assim, ou seja, ela está presente na história do mundo para ajudá-lo a construí-lo e ser parte dele. O curso, que foi elogiado e recomendado por grandes arquitetos, será direcionado para estudantes de arquitetura e para arquitetos com formação, mas também é aberto para amantes da arquitetura que possuem interesse de conhecer a história para agregar conhecimentos na carreira profissional, como expressão cultural e técnica.

Assim como diz a própria página do curso no site da instituição, a arquitetura tem uma história cheia de compromissos sociais, com o poder de realização estética para propor mudanças, fazer memórias e de idealizar expressões culturais de uma sociedade.



Os estudantes terão acesso a várias aulas durante a programação do curso, com apresentações ministradas por Erika Naginsk, Antoine Picon, Lisa Haber-Thomson, entre outros grandes nomes de Harvard. As aulas online estão previstas para iniciarem dia 28 de fevereiro de 2018 e os interessados em participar poderão se inscrever através deste link.

O curso e todo o seu conteúdo será oferecido em inglês e inteiramente gratuito, porém, se o estudante se interessar pelo certificado ele terá que desembolsar um valor de US$ 99 (cerca de R$ 316) para a instituição.

A Universidade Harvard foi inaugurada no ano de 1636 na cidade de Cambridge, em Massachusetts, se tornando uma das mais importantes instituições dos Estados Unidos e a mais influente do mundo, hoje está abrindo suas oportunidades para estudantes de todos os níveis e de todo o mundo, sem burocracia nenhuma. Essa e outras oportunidades os interessados poderão conferir pessoalmente na página oficial da instituição, acessando o site.

Por Daniela Almeida da Silva

Deixe o seu comentário