IFB oferta Cursos Rápidos Presenciais – 2018


São ofertadas 270 vagas em 4 cursos rápidos e presenciais no Campus Recanto das Emas do IFB.

Quem está em busca de uma profissionalização rápida e sem custo, precisa saber que o Instituto Federal de Brasília, o IFB, no Campus Recanto das Emas, está abrindo um total de 270 vagas em quatro cursos rápidos e voltados para a Formação Inicial Continuada, a FIC.

Funcionando na modalidade presencial, são ofertados os seguintes cursos: Inglês Básico I, Preparatório para Processos Seletivos em Ensino Superior (ENEM), Alfabetização e Letramento na Terceira Idade e, por fim, Libras Básico I.


Inglês Básico I

Quem tiver interesse em cursar Inglês Básico I, precisa atender alguns pré-requisitos. Em primeiro lugar, o mesmo deve ter a idade mínima de 15 anos e, ainda, o ensino fundamental completo.

O curso possui uma carga horária de 60 horas e um total de 25 vagas por turma, sendo disponibilizadas quatro turmas em um todo. As turmas chamadas de A e B serão realizadas sempre nas segundas-feiras, sendo a primeira no horário das 8h às 11h e a outra das 14h às 17h. Já as turmas C e D irão acontecer nas quintas-feiras, no horário das 8h às 11h ou, ainda, das 19h às 22h.

Preparatório para Processos Seletivos de Ensino Superior

Para esse preparatório, o candidato precisa ter a idade mínima de 16 anos, com ensino médio completo ou em andamento (3º ano do Ensino Médio). São ofertadas 40 oportunidades, sendo a carga horária de 160 horas.



Com uma única turma disponível, as aulas acontecerão nas segundas, nas terças, nas quartas e nas sextas-feiras, no horário das 14h às 18h30.

Alfabetização e Letramento para a Terceira Idade

A carga horária do curso é de 70 horas, com um total de 30 vagas disponíveis. No mesmo poderão se matricular as pessoas que não são alfabetizadas ou que estão em processo inicial de alfabetização.

A idade mínima exigida é de 50 anos. Já as aulas serão ministradas sempre às terças e as quintas-feiras, no horário das 14h20 até às 17h10.

Libras Básico I

O candidato precisa ter o Ensino Fundamental Completo e a idade mínima de 15 anos. No total são 25 oportunidades em cada turma, sendo ofertadas quatro ao todo.

Com carga horária de 60 horas, as turmas A e B acontecerão às segundas-feiras, sendo a primeira das 8h às 11h e, a segunda, das 14h às 17h. Já as turmas C e D acontecem nas quintas-feiras, das 8h às 11h ou, ainda, das 19h às 22h.

Como se inscrever?

As inscrições ainda não começaram, porém terão início no dia 9 de abril, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17. Essas acontecem na modalidade presencial, no Registro Acadêmico do próprio campus, localizado na Avenida Monjolo, na Chácara 22 no Núcleo Rural Monjolo.

No dia 9, a matrícula é referente aos cursos: Preparatório para Processos Seletivos de Ensino Superior e para a Alfabetização e Letramento para a Terceira Idade. Na terça-feira, dia 10 de abril, serão realizadas as matrículas do curso Libras Básico I. E na quarta-feira, dia 11 de abril, para o Inglês Básico I.

Para a realização da matrícula, cada candidato deve apresentar a cópia e o original da documentação básica. Quem for menor de idade, deverá realizar a matrícula acompanhado de um responsável legal. Em caso de procuração assinada pelo candidato, serão aceitas as inscrições por intermédio de terceiros.

Vale ressaltar que as vagas serão ocupadas seguindo a ordem de chegada. A previsão de início das aulas é dia 11 de abril. Cada curso terá a duração de um semestre.

Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser solicitados pelo telefone do Campus, no (61) 2103-2190. Ainda, é possível conferir o edital do processo, no http://www.ifb.edu.br/attachments/article/16996/Edital%20FICs%20CREM_1_2018_rev1.pdf.

Por Kellen Kunz

Deixe o seu comentário