IFMS abre cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Categorias: Cursos - Cursos profissionalizantes - Cursos técnicos - IFMS

Instituição oferece 1.600 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) anunciou que a partir do dia 02 de outubro já se encontra em aberto o período de recebimento das inscrições para os candidatos que estejam interessados em participar dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que estão sendo idealizados e promovidos pela referida instituição. Segundo as informações divulgadas até o presente momento estão sendo oferecidas ao todo 1.600 vagas. Ainda segundo a organização da seleção essas vagas deverão atender diversas localidades. Dentre elas destacamos as seguintes: Três Lagoas, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Jardim, Dourados, Coxim, Corumbá, Campo Grande e Aquidauana.



As inscrições estarão sendo aceitas apenas via internet. O prazo final para as candidaturas é o dia 07 de novembro de 2016.

Etapas de seleção:

O IFMS informa ainda que as provas para a seleção dos participantes estão previstas para serem aplicadas na data provável do dia 20 de novembro. As avaliações deverão ocorrer em todos os dez municípios onde o IFMS possui um campi. Já a divulgação dos resultados finais dos testes está prevista para serem divulgados oficialmente a partir do dia 9 de dezembro de 2016.



Um dado interessante a respeito dessa oportunidade é que não serão cobradas taxas de participação tanto para aqueles que já concluíram ou que ainda estejam estudando no último ano do nível fundamental em instituições de ensino públicas. Além dessa regra, a cobrança de taxa, correspondente ao valor de R$20 poderá ser paga por qualquer pessoa que não se encaixe nas diretrizes apontadas até o dia 08 de novembro.

Os cursos técnicos oferecidos estão sendo direcionados para as áreas de Mecânica e Metalurgia, Informática para Internet, Informática, Eletrotécnica, Edificações, Edificações, Agropecuária e Agricultura.

É fundamental destacar que para estar habilitado a participar da seleção os candidatos precisam ter concluído o nível fundamental até a data especificada para a matrícula a qual, neste caso, está marcada para o mês de janeiro de 2017.

A metade das vagas que estão sendo disponibilizadas estão sendo reservadas para candidatos que estudaram todas as séries do período escolar em escolas públicas. Além disso, há cotas que estão sendo reservadas para aqueles candidatos que tenham uma renda inferior a um salário e meio por pessoa (valor mensal) ou que se declarem pretos, indígenas ou pardos.

No chamado curso integrado o estudante continua suas atividades no ensino médio além de formação técnica articulada. Ao final do curso ele receberá um diploma que terá validade em todo o território nacional e que lhe dá a possibilidade de ingressar no mercado profissional ou ainda em cursos de nível superior.

Para se inscrever e ter acesso ao edital na íntegra acesse o site http://selecao.ifms.edu.br/perfil/estudantes/exame-de-selecao-2017-tecnico-integrado-edital-no-030-2016.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *