IFMS oferta Vagas em Cursos Técnicos Integrados



O IFMS está ofertando 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 10 municípios. As inscrições começam a partir de 12 de setembro.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou, no último dia 2 de setembro, o edital (nº 064/2019) com abertura de inscrição para o seu Exame de Seleção 2020. Trata-se do processo seletivo com a oferta de 1.440 vagas, em cursos técnicos integrados ao ensino médio, com ingresso no primeiro semestre de 2020.

As 1.440 vagas abertas serão distribuídas em 11 opções de cursos nas seguintes cidades do Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Coxim, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina.



Cotas Exame de Seleção 2020 IFMS

Do total das vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020 do IFMS, a metade será reservada aos candidatos que estudaram em escola pública. E ainda, desse total, haverá cotas para os candidatos que comprovarem renda (per capita) familiar bruta mensal inferior ou igual a um salário mínimo e meio e os candidatos que se autodeclararem pretos, indígenas, pardos e PcD (pessoas com deficiência). A opção de ser cotista deverá ser informada no ato da inscrição e a condição deverá ser comprovada no ato da matrícula.

Cursos técnicos Integrados

O curso técnico integrado possibilita que o aluno curse o ensino médio regular e ao mesmo tempo as disciplinas da formação profissional e tecnológica. Com o diploma o estudante tem a possibilidade de ingressar tanto na universidade quanto no mercado de trabalho.



O IFMS passa a ofertar a partir de 2020, em Coxim (MS), dois novos cursos técnicos integrados ao ensino médio que é o técnico em Desenvolvimento de Sistemas e o técnico em Aquicultura. O curso técnico em Informática deixa de ser ofertado na unidade.

Inscrições Exame de Seleção IFMS

Os interessados nos cursos técnicos integrado do IFMS devem realizar as inscrições no Exame de Seleção 2020, pela internet, entre os dias 12 de setembro e 6 de novembro de 2019, na Página do Candidato da Central de Seleção (http://www.ifms.edu.br).

Pré-requisitos necessários Exame Seleção IFMS

Entre os pré-requisitos necessários para se candidatar nas vagas dos cursos técnicos ofertados pelo IFMS é preciso o candidato ter o ensino fundamental completo até janeiro de 2020, a data da realização da matrícula no IFMS. Além disso, deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome que deverá ser informado no ato da inscrição.

É importante o candidato ler atentamente o edital do Exame de Seleção 2020 do IFMS para entender todas as regras, cronograma e demais informações do processo seletivo. Informações ou dúvidas poderá entrar em contato com a comissão responsável pelo processo seletivo pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Exame de seleção IFMS: Provas

A prova do Exame de Seleção do IFMS tem data prevista para ser aplicada no dia 24 de novembro de 2019, nos 10 municípios onde o IFMS tem campus. A prova contará com 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de matemática, 20 de língua portuguesa e 10 de conhecimentos gerais. O resultado preliminar do processo seletivo tem data prevista para ser divulgado no dia 16 de dezembro de 2019 e no dia 20 será divulgado o resultado final e a primeira chamada. A matrícula para ingresso no IFMS deve acontecer entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2020.

As vagas ofertadas pelo IFMS são para as seguintes cidades e cursos:

  • Campo Grande: Técnico em eletrotécnica, técnico em informática e técnico em mecânica;
  • Corumbá: Técnico em informática e Técnico em Metalúrgica;
  • Aquidauana: Técnico em Edificações e Técnico em Informática;
  • Coxim: Técnico em Alimentos, Técnico em Aquicultura e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • Dourados: Técnico em Informática para Internet;
  • Naviraí: Técnico em Informática para Internet e Técnico em Agricultura;
  • Jardim: Técnico em Informática e Técnico em Edificações;
  • Nova Andradina: Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária;
  • Ponta Porã: Técnico em Agricultura e Técnico em Informática;
  • Três Lagoas: Técnico em Informática e Técnico em Eletrotécnica.

Por Adoniran Peres

Cursos

Deixe o seu comentário