IFMS tem cursos gratuitos de qualificação profissional abertos por meio do Pronatec


Aos interessados, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos, oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, são 359 vagas divididas em 9 cursos com duração média de três meses, nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Jateí, Laguna Carapã, Vicentina, Coxim e Dois Irmãos do Buriti.

Os cursos oferecidos são Língua Brasileira de Sinais em Aquidauana, que exige o nível fundamental completo; Bovinocultor de Leite no município de Bandeirantes, com exigência do nível fundamental incompleto; Auxiliar de Faturamento em Botaguassu, com exigência do nível médio incompleto; Auxiliar Financeiro na capital Campo Grande; Garçom em Coxim com escolaridade mínima de ensino fundamental completo; Cuidador de Idosos e Vendedor em Dois Irmãos do Buriti, ambos para quem tem ensino fundamental completo; Operador de Computador em Jataí, com exigência mínima do ensino fundamental incompleto; Agente de Combate a endemias na cidade de Laguna, com ensino fundamental completo e Operador de Computador, com exigência mínima do ensino fundamental completo.


Os interessados podem se inscrever até 11 de junho, em locais indicados no edital do processo seletivo, disponível no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Para participar é preciso atender os requisitos de idade e escolaridade mínima do curso desejado.

No momento da inscrição o candidato deve levar consigo a ficha de inscrição disponível para impressão no site acima, documentos de identificação, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos devem levar comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar.

Por Robson Quirino de Moraes



O Pronatec já ofereceu mais de 3,5 mil vagas para no estado do Mato Grosso do Sul e está vinculado ao programa assistencial do ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Agrário, do Turismo e da Secretaria de Estado de Educação.

Deixe o seu comentário

4 comentários em “IFMS tem cursos gratuitos de qualificação profissional abertos por meio do Pronatec

  1. Maria Roseli brandel

    Bom dia gostaria muito fazer cursos na área de estética mas não tenho condições de pagar um curso sendo que estou desempregada.agradecia.

  2. Erivan Santos de Almeida

    Gostaria de fazer curso técnico na área segurança do trabalho não tenho condições de paga-lo

  3. cassia

    ola gostaria de fazer um curso tecnico em enfermagem , para melhorar a minha vida e ajudar pessoas.mais nao tenho condições.