IFPR – Curso de Especialização em Internet das Coisas (IOT) 2021

Categorias: 2021 - IFPR - Informática - TI

Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio de 2021.



O IFPR (Instituto Federal do Paraná), o qual apresenta o campus na cidade Foz do Iguaçu, está com vagas abertas para o curso de pós-graduação denominado Especialização em Internet das Coisas – IoT. O edital foi lançado nesta segunda-feira (29), o curso será gratuito e as inscrições já estão abertas e vão até o dia 14 de maio. Confira a seguir mais informações sobre o curso, sua infraestrutura, inscrições e processo seletivo.

Sobre o curso

O curso será presencial (no endereço Avenida Araucária, 780, Vila A), sendo que, no total, a instituição ofertará 30 vagas, as quais serão destinadas a profissionais graduados em Informática, Ciências da Computação, Engenharias ou cursos semelhantes, ou ainda, profissionais que atuem como analistas, desenvolvedores de sistemas, propositores de soluções ou que trabalhem na área de pesquisa e desenvolvimento em economia no setor tecnológico.

O curso Internet of Things (IoT), ou ainda, Internet das Coisas, visa ensinar aos alunos como conectar variados objetos do mundo físico (tais como meios de transporte, eletrodomésticos, etc) à Internet. A área ainda estuda a internet industrial, cidades ou fazendas inteligentes, entre outros temas de escalas maiores. A pós-graduação entregará formação teórica e prática, com foco em desenvolver as habilidades dos estudantes de criar soluções para os mais variados projetos em IoT.

De acordo com a Instituição, a especialização em IoT está relacionada com a contribuição regional de criar soluções tecnológicas e inovadoras para a sociedade, bem como formar um centro capital intelectual mais prático e inovador. O curso ainda contará com a oportunidade de interação com o Programa Vila A Inteligente, o qual oferecerá aos estudantes um ambiente real e específico para realizar testes e validar tecnologias de soluções que serão desenvolvidas pelos próprios alunos durante todo o curso.



De acordo com Rafael Deitos, Diretor Técnico do PTI, esse curso está integrado em uma área muito promissora, não só no mundo tecnológico ou no setor de inovações, mas também na área de negócios. Segundo ele, esse curso pode contribuir em diversas áreas do mercado, tais como pesquisas, equipamentos de software, perspectivas de negócios, entre outras diversas contribuições.

Sobre os investimentos e Infraestrutura do curso

Para implementação desse curso para a pós-graduação, o Instituto Federal do Paraná, localizado no campus da cidade Foz do Iguaçu, investiu pesado em equipamentos e laboratórios, além de criar uma infraestrutura própria para a evolução dos alunos e capacitar muito bem o corpo docente que atuará no curso. De acordo com Odacir Antônio Zanatta, professor e reitor do IFPR, é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande inovação para a sociedade ter a oportunidade de aprender com um curso dessa magnitude e importância, já que o mesmo conta com o apoio da Itaipu Binacional e FPTI-BR, bem como uma verticalização baseada em tecnologia de ponta, que servirão para colaborar mais ainda com o desenvolvimento regional e, até mesmo, nacional.

Além disso, a Especialização em Internet das Coisas – IoT recebeu um aporte financeiro mais do que suficiente para garantir a excelente qualidade dos recursos para aquisições tecnológicas, equipamentos necessários para o desenvolvimento técnico, materiais de consumo que serão utilizados no Parque Tecnológico Itaipu e capacitação da mão-de-obra intelectual. Esse investimento foi recebido através do convênio de Tecnologias Abertas e IoT, o qual foi oferecido pela Superintendência de Informática.

Sobre as inscrições e processo seletivo

Para se candidatar às vagas, basta entrar no site da IFPR, conferir as informações disponibilizadas no Edital e realizar sua inscrição. Por fim, o processo seletivo desse curso será composto por duas fases eliminatórias e classificatórias:

1ª Análise do currículo individual apresentado

2ª Análise de Memorial Descritivo

Texto de: Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *