Intercâmbio na Coreia do Sul – Onde Estudar e Cursos de Verão

Categorias: Coreia do Sul - Cursos - Exterior - Intercâmbio

Confira aqui onde realizar cursos de verão na Coreia do Sul.

Algumas universidades na Coreia do Sul oferecem a opção de fazer um curso de verão, os quais podem durar algumas semanas ou até mesmo um semestre. Essa opção é ideal para aqueles que amam a cultura coreana e desejam conhecê-la por meio de um intercâmbio com menor duração, sem ter que investir muito em uma graduação completa.



Além disso, as opções de cursos de verão são de diversos tipos e formas, pois oferecem a oportunidade de aprender a língua coreana, bem como outras disciplinas que o estudante escolher e, principalmente, de viver a cultura local. Então, confira a seguir mais detalhes sobre as universidades, cursos e opções disponíveis.

A SungKyunKwan University, por exemplo, também conhecida como SKKU, é considerada uma das principais universidades do país. Com isso, a instituição – fundada em 1398 – possui o denominado Semestre de Verão Internacional (ISS).

O ISS – Semestre de Verão Internacional – é especialmente voltado para apresentar a cultura coreana (em especial da capital Seul) aos estudantes do mundo inteiro. Esse programa visa criar nos alunos diferentes consciências e perspectivas, bem como proporcionar uma boa experiência no país do K-pop.



Além disso, o aprendizado varia entre questões mundiais, sociedade e cultura coreana, além de proporcionar a oportunidade de fazer diversas amizades com pessoas do mundo inteiro durante o período do curso. A universidade prioriza e deseja que o estudante volte ao seu país de origem com visões e opiniões expandidas, inspirados a mudar e melhorar o mundo.

Com duração de quatro semanas, o curso é oferecido tanto para alunos internacionais, como para professores estrangeiros. Essa mistura entre estudantes e professores proporciona a interdisciplinaridade, ou seja, a oportunidade de dividir opiniões, históricos culturais, aprendizados, metodologias e diversas outras experiências.

O ISS é realizado do final do mês de junho até o final do mês de julho, continuamente em todos os anos. Além disso, as disciplinas oferecidas podem variar em Economia, Negócios e Gestão, Ciências Sociais, Física, Ciências e Engenharia da Computação, Ciências de Dados e Estudos Coreanos, bem como a Língua Coreana.

O aluno deve montar sua grade curricular por meio de matérias que estejam dentro dessas áreas apresentadas anteriormente. Além disso, as aulas do curso são ministradas na língua inglesa, sendo que cada disciplina oferecida equivale a três créditos acadêmicos. Vale ressaltar, ainda, que cada aluno internacional pode cursar até três disciplinas por programa, no máximo.

O preço semestral de uma disciplina é de KRW 1.400.000, ou seja, em torno de R$ 4.700 reais. Já para duas ou três disciplinas o valor é de KRW 2.400.000, que seria, aproximadamente, R$ 8.160 reais. Além disso, o curso possui uma taxa de inscrição de KRW 100.000. Vale lembrar que a instituição também oferece dormitórios dentro do campus, especialmente para estudantes estrangeiros, bem como atividades externas como excursões turísticas, festas culinárias locais e outras opções.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da SKKU sempre no mês de janeiro.

Outras opções coreanas semelhantes

Korea University: Essa opção apresenta o ISCInternational Summer Campus – ou Campus de Verão Internacional, o qual oferece cursos com duração de quatro ou seis semanas. Com inscrições em agosto, o ISC fornece mais de 100 disciplinas, atividades culturais e, ainda, trabalho voluntário. Porém, essa opção é direcionada para alunos que já estão cursando o ensino superior em seus países há, pelo menos, um semestre. O curso permite a escolha entre as seguintes áreas distintas: Direito, Relações Internacionais e Política, Design e Belas Artes, Negócios e Economia, Humanas, Ciência e Engenharia, Ciência Social, Estudos Coreanos, Língua Coreana e Estudos da Ásia Oriental.

Yonsei University: A Yonsei International Summer School, ou Escola de Verão Internacional da Universidade Yonsei, oferece cursos de quatro ou seis semanas para as seguintes áreas: Estudos Coreanos, Ciência e Tecnologia, Estudos da Ásia Oriental, Ciências Sociais, Língua Coreana, Arte e Humanas, Negócios e Economia.

Seoul National University: O Programa de Verão Internacional com duração de seis semanas é oferecido pela Universidade Nacional de Seul. O programa oferece mais de 35 cursos ministrados em inglês, sendo que o aluno pode escolher sua grade curricular e os créditos acadêmicos podem ser transferidos.

Com isso, basta você escolher o curso de verão que possui o melhor custo-benefício para o seu bolso e aproveitar muito a cultura coreana.

Texto de: Larissa Fonseca



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *