Mais 139 cursos superiores são reconhecidos pelo MEC



O Ministério da Educação (MEC) publicou na última terça-feira, dia 16 de setembro, quatro portarias reconhecendo 139 cursos, dentre eles, estão os bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. O reconhecimento abrange cursos de instituições privadas e públicas.

Essa é uma boa notícia para quem busca o ingresso no mercado de trabalho e está em dúvida sobre qual curso escolher, pois aumenta as possibilidades de escolha através do respaldo do reconhecimento de 139 cursos pelo Ministério da Educação.



Dentre os cursos, destaca-se a área de administração (16 cursos reconhecidos) totalizando 1.560 vagas e alguns cursos que estão em ascensão, como: Estética, Gestão Ambiental, Farmácia, Letras e Cosmética. A área da engenharia (civil, ambiental, de produção e sanitária) soma 3.136 vagas.

Ressalta-se que, além dos 139 cursos, foram reconhecidos 11 cursos à distancia. O número total de vagas para cursos presenciais é superior a 15 mil, enquanto que os cursos à distância somam mais de 5 mil vagas.



O reconhecimento de cursos pelo MEC obedece a trâmites rigorosos que conferem ao curso e à instituição a credibilidade e qualidade atestadas pelo Estado, porém, esse reconhecimento não é vitalício, podendo o curso perder o reconhecimento do MEC se não cumprir as exigências que são fiscalizadas periodicamente.

Sendo assim, o estudante deve pautar sua escolha em critérios como: reconhecimento da instituição no mercado de trabalho, estrutura física que ofereça suporte para uma formação de qualidade, qualificação e formação do corpo docente, dentre outros. Esses quesitos podem determinar o sucesso profissional do aluno.

Além dos aspectos elencados, o reconhecimento de novos cursos proporciona um aumento na variedade de cursos de especialização. Um bom exemplo é a Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, um dos cursos contemplados pelo MEC.

Para consultar a lista completa, o estudante pode acessar a publicação do Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2014.

Por André César

Deixe o seu comentário

26 comentários em “Mais 139 cursos superiores são reconhecidos pelo MEC

  1. Ricardo

    Eu gostaria de tirar uma dúvida, se a faculdade RJ Estácio tem o curso de direito reconhecido pelo MEC? não tive certeza, grato.

  2. Marinete santos

    Eu gostaria de saber se o curso tecnico de enfermagem no ceta em garanhuns pe.e reconhecido pelo mec

  3. Valdimir da Silva Sousa

    Olá! recebi os meus livros do curso, gostaria de saber; o curso de capacitação de teologia básico e medio, da editora mundial, é reconhecido pelo imec?

  4. leonilde moreira Pacheco

    Gostaria de um curso terapia ocupacional

  5. leonilde moreira Pacheco

    Sou técnica em farmácia
    Tenho curso superior pedagogia
    Gostaria estar fazendo o curso através online

  6. Gilmar barbosa de sousa alecrim

    Ola, bom dia meu nome e Gilmar, sou estudante do curso de educação física na instituição Unopar polo Belo horizonte mg, gostaria de saber quais são as características dos cursos superiores reconhecido pelo Mec. Como essa mesma em que estou estudando, fiquei a questionar devido ao meu estagio, haja visto que, não estou conseguindo estagiar nas escolas publicas, isso porque ela não esta inscrita na lista de estágios junto ao estado, o que devo fazer . Desde ja muito obrigado.

  7. Graciele

    Ola boa noite estou cursando técnico em radiologia gostaria de saber se esse curso estar aprovado pelo mec.
    Cnpj da empresa.07 762 830/001-03(esamy)
    Obs:é na cidadde de canudos ba .

  8. bruna

    Gostaria de saber se a inove sistema de ensino é legalizada pelo mec?

  9. Maria Edivania da Silva Lima

    Faço faculdade de extençao na Isef de gestao ambiental, mais segundo a Dona da faculdade Isef quem vai nois do o nosso diploma e faeco, pois na Isef nao tem essa graduaçao, gostaria de saber se as duas tem reconhecimento pelo e emec?

  10. Adriano moreira januario

    Eu queria saber se o curso tecnólogo em gestão ambiental na unip é reconhecido pelo mec, se não for tem previsão ?

  11. Paulo Henrique Ferreira Lima

    eu queria saber se o curso de pós graduação em( administração publica gestão e controle ) e autorizado pelo MEC

    no centro de ensino superior vale do parnaíba (cesvale)

    Teresina-piaui

  12. Rosecleide de Alves

    Gostaria de saber se o curso ced@py e aprovado pelo mec

  13. MAYSA

    Bom dia.
    Gostaria de saber se a Universidade Fabes ( Centro do Rio) é reconhecida no Mec. Pois nunca ouvi falar, porem os cursos sao baratos e acessíveis.

  14. wesley gomes

    gostaria de saber se a faculdade cambury esta promovendo um curso de gestão em segurança publica e privada em abadia de goias com o reconhecimento do mec ? gostaria de saber pq eles começam o nesse próximo sábado quero muito fazer mais so for reconhecido pelo mec !

  15. jose hildo jacinto

    ola boa tarde quero saber se o curso superior de enfermagem semi presencial da faculdade anhanguera 3 da cidade de campinas- sp tem reconhecimento pelo mec?

  16. Maristela Fernandes Guedes

    Gostaria de saber sobre a Faculdade WMDoctormaster é reconhecida pelo Mec?

  17. ROSANGELA DOS SANTOS GALDINO BARBOSA

    Gostaria de saber se curso educação física licenciatura é reconhecida pelo MEC na instituição Unisuam campo grande RJ

  18. João carlos

    Gostaria de saber se o curso superior de tecnologia de gestão em recursos humanos. faculdade unopar Tucano. ba é reconhecido pelo mec. ?

  19. Kathlenn Stefany

    Oi gostaria de saber se o curso técnico em farmácia na escola técnica sequencial (Unidade-Capão Redondo SP )é reconhecida pelo mec. …

  20. Elisiane Santana Rosa

    Gostaria de saber se o curso de enfermagem pela claretiano e reconhecido pelo mec

  21. Larissa de freitas santos

    Gostaria de Saber se a faculdade Cruzeiro do sul na liberdade para o curso de enfermagem e reconhecida pelo MEC???