MEC fará nova avaliação para cursos à distância (EAD)


Nos dias de hoje é muito comum encontrarmos cursos à distância dos mais variados níveis. Mais conhecidos como Educação a Distância (EaD), eles poderão ser um grande marco até o fim deste ano, uma vez que o Conselho Nacional de Educação (CNE) está fazendo uma avaliação acerca desses tipos de cursos.

Estima-se que o documento seja enviado ao Ministério da Educação (MEC) até o mês de novembro desse ano. Entre as novidades está a elaboração de uma nova modalidade de estudos.


Isso se dá por que o MEC precisa avaliar o funcionamento dos cursos e ser preciso em relação às notas obtidas pelos alunos das Instituições à Distância. Diante disso, ele irá valorizar o projeto institucional, bem como a inovação, a estrutura, o corpo docente e a interdisciplinaridade desenvolvidos pela instituição.

Em alguns casos, os cursos à Distância são melhores, pois faz com que seja possível a contratação de melhores profissionais, na qual irá ministrar o conteúdo para milhares de alunos de uma só vez.

No entanto, não são todos os estudantes que se adaptam a esse método, pois exige-se muita disciplina, bem como dedicação para ficar on-line no período em que está sendo ministrado o conteúdo.



Porém, alguns relatam que é melhor ficar em casa assistindo ao conteúdo on-line, pois, assim, é possível ter economia com transporte e alimentação. Com o avanço das tecnologias, a tendência é que as pessoas se adaptem cada vez mais a esse método. 

Ressalte-se que esse tipo de curso só é recomendável para aqueles acadêmicos que sejam comprometidos com o que estão fazendo. Se for impossível ter disciplina com esse método, é preferível que o candidato opte por uma instituição presencial.

Inclusive, é muito comum encontrarmos grupos de estudos e fóruns de dúvidas on-line, no lugar de alguns presenciais, uma vez que, em certos casos, não se consegue focar no mesmo objetivo.

Por Luciana Viturino

Deixe o seu comentário