MEC oferece Cursos de Graduação Gratuitos para Professores


São ofertadas 105 mil vagas para profissionais que lecionam em escola pública, mas que não possuem licenciatura na área de atuação.

Por muitas vezes, profissionais bacharéis dão aula em escolas públicas para suprir a demanda. Os que não são licenciados e estão exercendo atividade de docente poderão contar com cursos de graduação oferecidos pelo MEC. Ao todo são 105 mil vagas em todo o Brasil, divididas em presenciais e a distância.

Essa medida foi tomada porque de acordo com um levantamento feito, cerca de 200 mil professores estão em sala de aula sem terem terminado o estudo necessário para isso. Como são 518.313 profissionais atuantes na educação básica na rede pública, este número mostra que dos docentes ativos 38,7% precisam de alguma complementação nos estudos. Segundo os dados obtidos, matemática, física e química são as áreas com maior déficit.


A pré-inscrição está aberta e assim permanece até 5 de maio de 2016. As 105 mil vagas iniciais são para quem puder começar a estudar na metade do ano. Assim, são voltadas para docentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que lecionam em área na qual ainda não tem a formação.

As vagas são para Letras – Português; Geografia, Matemática; Ciências; Química; Biologia e História. Podem se inscrever professores que não são licenciados e também os licenciados, mas que dão aula em outra área que não a da sua formação. Há também vagas para Formação Pedagógica, que atende quem é graduado, atua na área de formação, mas não cursou licenciatura. Todos os cursos são gratuitos.

Das oportunidades, 81 mil são fornecidas através da Universidade Aberta do Brasil, ou seja, além de gratuitos os cursos podem ser feitos a distância. Isso permite que professores de todo o Brasil tenham acesso á oportunidade. As demais serão presenciais, sendo 20 mil ofertadas pelas Universidades Federais e outras 4 mil oferecidas em institutos federais de ensino superior.



Caso todas as vagas sejam preenchidas, o governo pretende realizar novas parcerias com instituições privadas para que todos os interessados sejam contemplados.

Se você está lecionando em escola pública, é bacharel e não fez licenciatura na área de atuação, acesse o site http://freire.capes.gov.br/ e realize a pré-inscrição no processo seletivo. Isso pode ser feito até o dia 5 de maio. No mesmo site é possível ter mais informações.

Por Milena Godoy

Deixe o seu comentário

Um comentário em “MEC oferece Cursos de Graduação Gratuitos para Professores

  1. Pixe

    Parabéns, pelo site. Vem de encontro aos anseios dos professores.