Programa Yale Young Global Scholars – Como Participar?



O programa busca beneficiar jovens estudantes do ensino médio que se encontram em uma situação de necessidade financeira, e terá suas inscrições encerradas no dia 15 de janeiro de 2020.

Uma das maiores universidades no mundo, a Yale University, está oferecendo vagas para o seu projeto Yale Young Global Scholars, ou YYGS. O programa busca beneficiar jovens estudantes do ensino médio que se encontram em uma situação de necessidade financeira, e terá suas inscrições encerradas no dia 15 de janeiro de 2020. Entenda agora o que é o YYGS e como participar desse programa.

O que é a Yale Young Global Scholars?

A YYGS é um programa que oferece um curso de duas semanas. Esse curso reúne vários jovens do mundo todo, que estão estudando no ensino médio, e oferece vários assuntos de estudo para que eles mesmos possam escolher o que estudar. Os programas interdisciplinares disponíveis para a escolha envolvem áreas como política, direito e economia, e ciências biológicas e biomédicas. Esse programa tem um custo de aproximadamente US$ 5 mil, incluindo alimentação e hospedagem.



Os cursos oferecidos são, ao todo, são 5, sendo eles:

  • Ciências biológicas e biomédicas;
  • Literatura, filosofia e cultura;
  • Política, direito e economia;
  • Resolvendo desafios globais;
  • Ciências aplicadas e engenharia.

Esses são os cursos que foram disponibilizados nesse link globalscholars.yale.edu/how-apply/session-selection, que fica dentro do site do projeto. As opções de datas são poucas, por isso é importante se atentar e escolher mais de um curso, para que o candidato seja classificado para o segundo, caso não se classifique no primeiro curso escolhido.

Como funciona a inscrição para o programa YYGC

O programa contempla alunos do ensino médio que estudaram em escolas públicas na maior parte da caminhada escolar. Além disso, o aluno / candidato precisa fazer parte de uma família que tenha uma baixa renda, e que esta possa ser comprovada. Apesar de ser um programa voltado para essa classe, estudantes de escolas particulares também podem se inscrever para o processo seletivo, desde que haja uma demonstração da situação financeira da família.



Além disso, o programa cobra um bom nível de inglês. Não há testes para a entrada nesse quesito. Contudo, é importante que o candidato apresente um bom domínio da língua, já que todos os estudos serão feitos em inglês. Para isso, é importante conhecer a língua, a ponto de ter capacidade para ler artigos extensos e discutir sobre esses assuntos com estudantes nativos e, ainda, escrever redações sobre, segundo o próprio site da Yale.

As inscrições devem ser feitas no site da universidade. O cadastro inclui dados tradicionais, como CPF, RG, Comprovante de renda, etc. Além disso, o processo seletivo inclui documentos como cartas de recomendação, redações e histórico escolar. Um detalhe que vale ser comentado é que os textos devem estar na língua inglesa. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro de 2020.

O relato de um bolsista brasileiro que estudou no programa YYGS

Daniel Calarco, um estudante que nasceu em Tocantins e se mudou para o Rio de Janeiro, foi contemplado pelo programa no ano de 2015. O jovem cresceu na Vila do Vintém e depois se mudou para Bangum onde hoje mora com seus pais. O jovem percebeu que, quando se fala de comunidades carentes, a juventude é a que mais sofre. Foi pensando nisso que ele decidiu fazer algo diferente.

Daniel foi para a Yale e estudou política, direito e economia. Não desembolsou nada enquanto estava por lá, pois a universidade pagava tudo. O jovem conta que conheceu um assessor de política externar que trabalhava na campanha de Hilary Clinton, e também, que almoçou com um dos grandes jornalistas e economistas do país.

Daniel, que está cursando direito na FGV-Rio e Economia na UFRJ, diz que a experiência mudou a vida dele e abriu as portas para a vida acadêmica. Ele ainda diz que, para quem tem interesse em participar, não é preciso ter medo, pois a universidade é extremamente aberta a brasileiros que possuem sede de conhecimento.

Por Davi Gabriel Soares

Programa Yale Young Global Scholars

Deixe o seu comentário