Projeto Guri abre Vagas para Cursos de Música Gratuitos


Oportunidades são para crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos. Cursos serão ministrados em diversas cidades do estado de São Paulo.

Considerado o maior Programa Sociocultural do Brasil com foco na música,  o Projeto Guri, que é uma iniciativa da Secretaria da Cultura de São Paulo, está com processo seletivo aberto para 20 cursos. Ao todo, existem cerca de 10.000 vagas para aprendizados em coral, canto, diversos instrumentos musicais e iniciação.

A boa notícia é que diferente da maioria dos cursos ofertados, os interessados em aprender não precisam ter conhecimentos prévios no assunto, realizar testes práticos, nem tampouco possuir os instrumentos necessários. Os alunos terão acesso aos conceitos básicos por meio de oficinas lúdicas e educacionais e todo o material utilizado nas aulas será fornecido pelo Projeto Guri, dispensando a contribuição monetária dos participantes.


Há oportunidades de aprendizado em: Canto, Coral, Cordas Dedilhadas (Cavaco, Bandolim, Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Viola Caipira e Violão), Cordas Friccionadas (Violoncelo e Contrabaixo Acústico), Percussão/Bateria, Luteria, Sopros (Tuba, Trompete, Tromba, Bombardino e Trombone) e Teclas (Piano e Acordeom).

Os requisitos para participação incluem idade mínima de 06 anos e máxima de 18 anos incompletos. As inscrições precisam ser realizadas pessoalmente nos polos de estudo. Os interessados devem comparecer acompanhados dos pais ou responsável e é obrigatória a apresentação de documentos pessoais como: Certidão de Nascimento ou RG, Comprovante de Matrícula Escolar ou Declaração de Frequência nas Aulas, Comprovante de Endereço e também o documento de identificação dos responsáveis.

A data máxima para o comparecimento é o dia 04 de Março de 2016.  O início das aulas varia conforme a escolha do curso e data da realização da inscrição.Todas as aulas são ministradas em grupo e existe a possibilidade de realizar apresentações ao público em pequenos, médios ou grandes eventos.



Iniciado em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil alunos. Caso você tenha se interessado, acesse o endereço eletrônico www.projetoguri.org.br/polos-guri, acompanhe as oportunidades, datas e disponibilidade dos cursos em sua cidade e também os endereços e horário de funcionamento dos polos de atendimento.

Por Beatriz

Deixe o seu comentário