O Pronatec Agro tem a finalidade de oferecer uma formação para os produtores rurais. Atualmente, o programa está disponibilizando 23.700 oportunidades para cursos no setor de pecuária e agricultura. Neste ano, a quantidade de oportunidades apresentadas representa uma ampliação significativa de 500%, em relação ao ano de 2014 em que foram disponibilizadas 4.500 vagas nos cursos.

As vagas neste projeto do Governo Federal são destinadas para: alunos com nível médio de escolaridade e formação técnica, agricultores e parentes, jovens que atuem no setor rural, funcionários rurais e técnicos do ramo agropecuário que tenham concluído a formação recentemente.



O contrato de colaboração consiste em uma sociedade que foi estabelecida no mês de maio de 2014 entre Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esta parceria deu origem ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinado ao desenvolvimento da agropecuária, oferecendo vagas de cursos para os funcionários rurais. Desde então tem sido aberto novas turmas de cursos de seis em seis meses.



Está previsto que neste início de 2015 sejam disponibilizadas oportunidades para cursos nos setores de: bovinocultura de leite e de corte, agricultura orgânica, horticultura, fruticultura e avicultura.

O curso será ministrado tendo uma carga horária total de 240 horas. Está previsto que as aulas terão início no mês de março ou abril deste ano de 2015. Serão abertas vagas em diversos locais, exceto na região do Amapá, Amazonas e Roraima.

As pessoas que tiverem interesse em se inscrever nos cursos devem entrar em contato com o Ministério da Agricultura através do e-mail: depros.gab@agricultura.gov.br.

Outra opção é entrar em contato através do telefone: (61) 3218-2433, ou ir pessoalmente a uma das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) que estão espalhadas em no território nacional.

Através destes contatos é possível tirar todas as dúvidas referentes ao projeto e a maneira de se inscrever nos cursos.

Por Felipe Couto de Oliveira

Deixe o seu comentário