Pronatec Jovem Aprendiz será lançado em julho



Nova proposta visa atender adolescentes a partir dos 14 anos de idade, matriculados no ensino regular.

A presidente Dilma Rousseff anunciou que pretende lançar já para o próximo mês deste ano o Pronatec Jovem Aprendiz. O programa, que é uma das principais promessas de campanha da presidente, prevê treinamento para inserir o adolescente e o jovem no mercado de trabalho, que será completamente bancado pelo governo.

Segundo a presidente a intenção do programa é multiplicar as vagas de aprendizagem, dando a oportunidade para que a pequena empresa e o microempreendedor individual possuam funcionários jovens que estão adquirindo experiência profissional e também a formação do Pronatec.



O programa foi criado em 2011 com a meta de oferecer cursos com mensalidades gratuitas  nas áreas de educação profissional e tecnológica. Os cursos são ministrados em instituições privadas ou na rede de ensino federal. A mensalidade é completamente custeada pelo Governo Federal. A meta dessa nova versão do Pronatec é atender adolescentes a partir dos 14 anos de idade, matriculados no ensino regular. O programa funcionará da seguinte forma: o governo custeará o treinamento do aprendiz, o que muitas microempresas não possuem recursos para fazer.

Ainda segundo a presidente, a inclusão dos jovens em programa de aprendizagem dentro das micro e pequenas empresas é uma forma de afastá-lo da violência e da influência de outros adultos que podem levá-los a praticar crimes. O jovem estará aprendendo uma profissão, ao mesmo tempo em que continuará com seus estudos regulares de modo paralelo, não tendo portanto chances de entrar para o mundo do crime.



O governo acerta dessa forma em seu projeto. Pois o investimento da educação de jovens parece ser uma das armas mais eficazes contra a criminalidade. A diminuição do número de jovens envolvidos com histórias de violência tende a cair, mas somente se o programa for corretamente implementado pelo governo federal, com os recursos necessários para sua implantação maciça em todo o território nacional.

Por Patrícia Generoso

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Pronatec Jovem Aprendiz será lançado em julho