PUC-RJ oferece cursos online gratuitos



Projeto Condigital visa estimular a produção de conteúdo por meio de mídias digitais, contribuir para a melhoria da formação docente, incentivar produções nas áreas de ciências e tecnologia, etc.

A Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro, está oferecendo vários cursos online gratuitos através do Projeto Condigital, por meio da iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é estimular a produção de conteúdo por meio de mídias digitais, contribuir para a melhoria da formação docente, incentivar produções nas áreas de ciências e tecnologia, entre outros.

A plataforma conta com vários cursos em vídeo e podcasts e abrange vários temas que vão desde química a cosméticos. Que tal aproveitar a oportunidade? Então, é só acessar este link:  condigital.cursosccead.net/condigital.



No curso, são oferecidos áudios sobre a energia nuclear e impacto ambiental, cosméticos, poluição atmosférica, entre outros. Outro formato do curso é por meio de vídeos com temas relacionados às funções inorgânicas, reações e ligações químicas, pilhas e baterias, equilíbrio químico, classificação e nomenclatura de ácidos, bases e sais, entre outros.

A plataforma também conta com vários softwares que podem ser acessados como a animação sobre o processo de perfume, de pilhas e baterias, reações químicas, de conservação de alimento, entre outros.



No curso de alimentos, o estudante vai poder aprender de maneira interativa sobre a importância dos carboidratos, do colesterol, as funções das vitaminas, das proteínas, entre outros componentes. Além disso, os interessados no curso de perfume vão conhecer sobre as primeiras fragrâncias, como surgiram e como são produzidas. Você sabia, por exemplo, que existe diferença entre fragrância e essência? Ficou curioso para saber? É só fazer o curso gratuito através da plataforma.

Na plataforma, também, é possível acessar e se interagir com o Museu Virtual de Química, que inclui sala de leitura, espaço de visualização, linha do tempo, além de um espaço voltado para conhecimentos e desafios, em que é possível explorar vários assuntos interessantes. Não deixe de visitar, para aprender mais.

Outro item é a Série Conversa Periódica, que é um programa de entrevista em que vários profissionais debatem e exploram diversos assuntos relacionados à química em um ambiente descontraído e formal. Que tal ficar por dentro da conversa?

O Almanaque Sonoro de Química também é uma série de programas que contempla 36 episódios produzidos por radialistas, professores, músicos e técnicos, que, vale a pena, ser explorado. Todos os cursos são gratuitos.

Por Babi

Deixe o seu comentário