PUCRS e UPF estreiam dois novos cursos de Engenharia em 2015


Com o mercado de trabalho bem aquecido para a área de engenharia, houve aumento significativo no número de inscritos nos cursos nos últimos anos. Entre 2012 e 2013 houve aumento de 52% no número de matrículas.

Essa demanda crescente gera uma necessidade de aumento de número de vagas e cursos ofertados pelas instituições de ensino. Seguindo essa tendência, a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) estão oferecendo novas vagas e graduações na área.


A UPF lança vagas em Engenharia da Computação e a PUCRS inicia inscrições em dezembro para o curso de Engenharia de Software.

Apesar das duas faculdades estarem na área da Tecnologia da Informação, elas seguem linhas bem diferenciadas, sendo que os engenheiros de software estão mais ligados aos aspectos práticos da produção do sistema, enquanto os engenheiros de computação estão mais próximos à engenharia eletrônica, com aprendizado bem mais relacionado à teoria na qual se baseia a produção dos equipamentos atuais.

Também na Engenharia da Computação estudam-se os preceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento e criação de softwares.



Rafael Rieder, coordenador da criação do novo curso da UPF, explica: "O engenheiro da computação estará preparado para atender às demandas em áreas como agricultura de precisão, automação industrial, automação comercial e à computação aplicada à saúde". O curso da UPF terá duração de cinco anos e já passa a ter disponibilidade no próximo vestibular de verão da instituição.

Além da PUCRS, que agora passa a oferecer vagas em Engenharia de Software, apenas outras duas instituições do estado oferecem esse curso: Univates e Unipampa. O curso está relacionado a todos os aspectos de desenvolvimento do software, da sua criação até a sua implementação.

O diretor da Faculdade de Informática da PUCRS, Fernando Dotti, afirma: "A computação é uma área que está se aprofundando cada vez mais, criando novos perfis profissionais. Na engenharia de software, vamos nos concentrar principalmente em dois aspectos: por um lado o domínio de conceitose técnicas utilizados no desenvolvimento de software; por outro, o estudo e a prática de gerência de projetos e trabalho em equipe".

A engenharia de software pela PUCRS tem duração de 8 semestres e oferece aulas nos periodos da tarde e da noite.

Por Nosf

Deixe o seu comentário