Quais os Melhores Cursos para Fazer

Categorias: Cursos - Dicas

Confira algumas dicas sobre os melhores cursos para fazer.

Pensando em dar aquele up na vida, traçar novos rumos e obter novos conhecimentos? Se for o seu caso, que tal começar por pensar na escolha de um curso para se especializar e ser um profissional diferenciado? A partir disso, com certeza veio em mente aquela dúvida de quais são os melhores cursos, não é? A verdade é que tem para todos os gostos, entretanto vamos listar algumas características essenciais que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão, afinal o que diz respeito a sua vida importa bastante. Então, abra uma aba no Excel ou do jeito mais clássico com papel e caneta na mão, preste atenção nas dicas que seguem:



Possibilidades

Primeiramente, você pode e deve começar listando as oportunidades que o mercado vem apresentando nos últimos meses, dessa forma você vai conseguir traçar uma tendência das profissões que estão em alta. Para tal, você precisa definir se essa busca contemplará apenas a sua região ou demais localidades. Feito isso, comece uma outra lista com os cursos que “casam” com essas profissões, essa listagem deve ser ampla contendo cursos técnicos e superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo).

Prioridades

Entenda que, no momento de escolher o curso ideal, a prioridade é você! Logo, o único responsável pelo alcance do sucesso é exatamente você. Dedique-se ao máximo em se autoconhecer, isso vai ajudar bastante na hora de fazer uma boa escolha (isso em todas as áreas da sua vida). Uma boa sugestão é tirar um tempinho para refletir sobre seus gostos e se tem dúvidas sobre sua afinidade com as diversas áreas de conhecimento (ciências exatas, humanas e biológicas), uma dica e o teste vocacional! Diversos profissionais oferecem esse serviço, mas você tem a opção de fazer de forma online e grátis! Isso vai te dar mais segurança na hora de optar por um curso.

Tendências de cursos apontadas em 2020

Em direção ao novo normal, devido à pandemia da COVID-19, o mercado de trabalho (assim como nossas vidas) irá se reestruturar gradualmente. Há profissões que estarão em alta, dessa forma alguns cursos merecem ser observados cuidadosamente, caso você reconheça a sua aptidão podem ser boas escolhas. Há alguns cursos com perspectivas altas, com relação à demanda de profissionais pelo mercado de trabalho, possibilitando uma maior geração de renda para você. Veja abaixo:



1. Saúde

Os cursos na área de saúde sempre foram uma boa oportunidade de portas abertas para o mercado de trabalho, isso porque a demanda por profissionais qualificados sempre vai existir. Além daqueles que já sem encontram inseridos, a experiência conta bastante! Cursos como: Medicina, Enfermagem (técnico e superior), Radiologia (técnico e tecnólogo) e Odontologia; nunca sairão de moda e os profissionais serão cada vez mais requisitados.

2. Tecnologias

Os anos 2000 representam a era da modernização no que diz respeito ao desenvolvimento e acesso da população às mais diversas tecnologias (DVD, celular, computador, tablet, etc.). É um setor que emprega profissionais altamente qualificados, principalmente nos grandes centros, e apresenta carência dos mesmos. É válido você saber que não só as pesquisas apontam, mas o cenário atual de trabalho remoto facilmente observado, demanda por profissionais de desenvolvimento em tecnologia da informação. Além disso, a oferta de vagas tem um déficit de ocupação, pois o número de candidatos que possam atuar nessas vagas é muito menor. Assim, se você gosta de tecnologia e deseja se engajar nessa área, saiba que é possível se qualificar em diversos cursos: Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, entre outros. Note que há uma vasta lista para sua escolha, entretanto observe quais são os bachareis e os tecnólogos, de acordo com o cargo que deseja ocupar e o público que você deseja atender.

3. Gestão de pessoas

Gerir pessoas não é uma tarefa fácil e com as transformações do mundo, o papel do líder se modificou bastante. Hoje pessoas são motivadas pelo exemplo e não por relações de autoritarismo. Pensando nisso, o mercado tem demandando por profissionais que atuem com foco em melhores performances por parte dos líderes e também dos liderados, além daqueles que fornecem treinamento e mentoria constante com relação à estratégia e gestão comportamental. Os cursos e qualificações são: RH, Psicologia, Administração Empresarial, Soft Skills e Hard Skills, Recrutamento e Seleção Comportamental, Gestão de Pessoas orientada a resultados, entre outros.

Por Rangel



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *