Senai-BA abre Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio



São oferecidas 5.410 vagas, sendo que 1.082 são gratuitas e estão sendo destinadas aos indivíduos do Programa de Bolsas de Estudo Senai-BA.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia, conhecido por Senai-BA, está ofertando 5.410 vagas, sendo que 1.082, que são gratuitas, estão sendo destinadas aos indivíduos do Programa de Bolsas de Estudo Senai-BA.

Todos os interessados já podem realizar a inscrição, que deve ser feita exclusivamente pela internet. Segundo informações, as oportunidades são para Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Quanto às modalidades, o processo seletivo oferece duas, a distancia e o presencial.



O candidato deve ficar até ao prazo de encerramento das inscrições, pois o órgão determinou duas datas. A primeira é para indivíduos selecionados via Enem (para bolsas), que tem até o dia 30 de novembro de 2016. A segunda data é para os candidatos que concorrerão às vagas destinadas a forma de ingresso por ordem de matrícula, sendo até o dia 20 de dezembro.

Os locais que as vagas estão disponíveis são em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus, Alagoinha, Luiz Eduardo Magalhães, Barreirinha e Salvador. Para a última localidade, as vagas são para as unidades Dendezeiros e CIMATEC. No dia 30 de janeiro de 2017 as aulas devem iniciar.



Formas de ingresso:

Como pode observar nos parágrafos acima, há duas formas de ingresso nos cursos. A primeira forma é pelo Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como Enem. Essa opção está destinada a vagas por curso/turno para alunos a bolsas de estudo.

A segunda forma é por ordem de matrícula que, segundo detalhes do órgão, tem o intuito de destinar as vagas por turno/curso aos estudantes que realizarem a inscrição pela Unidade do Senai ou pelo portal eletrônico da companhia.

Quem for à unidade ofertante deve ir munido de toda documentação exigida, lembrando de comparecer ao local dentro do prazo estabelecido. É importante dizer que para essa forma de ingresso, o órgão alerta que não há vagas para bolsas de estudo.

Para a primeira forma de ingresso, que é pelo Enem, o aluno precisa ter pontuação média aritmética simples no exame, sendo superior ou igual a 550 pontos. Além desse fator, o estudante deve analisar as normas previstas no Regulamento de Bolsas, pois deverá estar de acordo com os dados.

As informações da companhia ainda ressaltam que é necessário possuir baixa renda, processo esse que deve ser declarado no ato da inscrição. Finalizando o conteúdo, o edital de processo seletivo relata que na data 1° de dezembro deve acontecer a divulgação do resultado.

Para realizar a matrícula, o interessado pode acessar o site do Senai-BA www.tecnicosenai.com.br. Se quiser acompanhar o edital completo, o documento está disponível em PDF, no endereço eletrônico da FIEB.

Por Fábio Santos

Deixe o seu comentário