Vagas abertas em cursos técnicos no IFBA


Em Salvador, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) informou recentemente que já está recebendo as inscrições de candidatos que estejam interessados em ingressar em um curso técnico que está sendo oferecido pela instituição. De acordo com as informações divulgadas até o momento são oferecidas 60 vagas. Destacando o fato de que o curso em questão é completamente gratuito.

As vagas poderão ser disputadas por jovens e adultos (é preciso ser maior de 18 anos) desde que tenham o nível fundamental completo. O período de recebimento das inscrições seguirá em aberto até o dia 10 de setembro de 2014.


Os interessados que atenderem os requisitos de participação exigidos poderão se inscrever via internet. Para isso basta acessar o site da IFBA. O valor estipulado como taxa foi de R$ 30. Há um detalhe nesse ponto: caso o interessado comprove que cursou todo o ensino fundamental em rede pública ele poderá pedir a isenção parcial da taxa, desta forma o valor anterior cai para R$ 3. Ressaltando que nesse caso o candidato poderá se inscrever até o dia 21 de agosto.

A seleção dos inscritos é diferente para esse processo não fazendo uso do método tradicional. Os candidatos serão selecionados por meio do preenchimento de um formulário que é composto por um questionário de caráter socioeducativo. O mesmo já é disponibilizado no ato da inscrição. Além disso, os participantes ainda passarão por palestras e redação. Essa última fase deverá acontecer no dia 7 de dezembro de 2014.

Após concluídas essas fases os aprovados serão chamados para participarem de uma entrevista. O objetivo da mesma é possibilitar que seja definido o perfil pedagógico bem como o socioeconômico.



Todas as oportunidades oferecidas pelo IFBA são para o curso de Técnico em Saneamento. Os selecionados terão a oportunidade de aprender sobre o tema em aulas tanto teóricas quanto práticas. Vale ressaltar a possibilidade desses estudantes ingressarem em alguma empresa do setor como estagiários.

Para mais informações acesse www.processoseletivo.ifba.edu.br.

Por Denisson Soares

Deixe o seu comentário

2 comentários em “Vagas abertas em cursos técnicos no IFBA

  1. Gilcilene

    pretendo me inscrever e poder ingressar em um curso profissionalizante, já que minha mãe não pode pagar um bom curso para mim..

  2. Suzana

    Bom dia
    Tenho filhos gêmeos com 13anos ,iram completar 14no final do ano!por tanto gostaria de ver vagas agendas para cursos ,q seja propício para a idade deles…No IFIBA de jaconinha !!um esta cursando sétimo ano e o outro sexto ano…