Apesar da crise que afeta diversos setores da economia nacional, uma das áreas que não sofreu tanto com os reflexos internacionais, foi a de construção civil. Visando aprimorar a qualificação dos que já trabalham nesse ramo, o Senai de Mogi das Cruzes (SP) está com vagas abertas para o curso de mestre de obras.
As vagas são destinadas aos que já trabalham no ramo, e são voltadas principalmente para os trabalhadores de empresas que são filiadas ao Sindicato da Construção.
As matrículas estão abertas até o dia 15 de dezembro de 2014, e para realiza-las é necessário que o candidato leve um currículo atualizado e uma carta de recomendação da empresa na qual trabalha. O local de inscrição é no próprio Sindicato da Construção (SindusCon-SP), situado à Rua Benedito Aragão Franco, número 28, sala 21.
No total, são 32 vagas para quem já trabalha como mestre de obras e encarregado de obras, porém não tem qualificação formal, com curso específico na área.
O início das aulas está previsto para o dia 12 de janeiro de 2015, com aulas que devem ocorrer de segunda a sexta-feira, no período noturno (das 19h às 22h).
Para se inscrever, o candidato deve possuir no mínimo cinco anos de experiência comprovada na área de construção civil. O propósito do curso de mestre de obras é fazer com que os alunos tenham capacitação através de técnicas e métodos atuais, pois grande parte dos trabalhadores dessa área possuem apenas conhecimentos informais, adquiridos através da vivência no setor, porém sem a instrução e supervisão de técnicos devidamente capacitados.
A função de um mestre de obras é supervisionar e fiscalizar todas as etapas de uma obra, desde a sua fundação até a conclusão. Cabe a ele liderar todos os integrantes da equipe operacional, e também de realizar a comunicação entre a equipe operacional e a equipe técnica (engenheiros e arquitetos). Para esse cargo, é interessante que o profissional tenha grande capacidade de liderança e saiba resolver conflitos.
Por Felipe Villares
Boa noite tudo bem,sou o douglas e quero saber. Como faço para fazer o curso quero me aperfeisoa um pouco mais.
Quando haverá nova turma para o curso de mestre de obras?