Vagas em Cursos EaD Gratuitos – 2020

Categorias: 2020 - Cursos - Cursos EaD - Cursos online - MEC

O MEC abriu mais de 30 mil vagas em cursos gratuitos de ensino a distância.

Está em casa por conta do coronavírus e cansou de não ter nada para fazer? Que tal usar esse tempo para aprender algo novo? O Ministério da Educação (MEC) abriu mais de 30 mil vagas para cursos que podem ser feio a distância. E o melhor de tudo, você não precisa pagar nada, pois todas as oportunidades são gratuitas.



Desse modo, basta se conectar para que os interessados possam estudar no conforto da sua casa. Há uma grande variedade de cursos, compreendendo formações profissionais e técnicas.

Quer estudar? Acompanhe, neste post, como proceder para se inscrever nos cursos ofertados pelo MEC!

Quais são as vagas em cursos oferecidas?

O objetivo do MEC com essa proposta é incentivar o estudo em casa, fazendo com que as pessoas continuem se qualificando mesmo durante a pandemia do coronavírus. A instituição estabeleceu parceria com diversas universidades do Brasil, o que a permitiu disponibilizar 31,7 mil vagas para cursos a distância (EaD) para qualificação profissional e técnica.



No momento, estão abertas 14 mil vagas. Segundo o MEC, as demais vagas deverão ser abertas no decorrer das próximas semanas.

Esse projeto é uma iniciativa do programa “Novos Caminhos”, que foi criado pelo Ministério da Educação em 2019. A intenção é de que até 2021, mais de 78 mil vagas em cursos de diferentes áreas que incentivam o empreendedorismo e contribuam para a qualificação profissional sejam criadas no país.

Quem pode participar?

Conforme informado pelo MEC, qualquer pessoa que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos pode se inscrever para os cursos oferecidos pelo órgão em parceria com as demais instituições de ensino.

Na atualidade, os cursos estão divididos em três categorias de público, que são ‘’Ensino Fundamental Incompleto’’, ‘’Ensino Fundamental Completo’’ e ‘’Ensino Superior’’. Portanto, ao pesquisar pelos cursos você dede escolher a categoria que mais se enquadra ao seu perfil.

Como pesquisar pelos cursos do seu interesse?

Quer saber quais são os cursos que estão disponíveis? Para encontrar o curso que esteja dentro do seu interesse é bem simples. Primeiramente, acesse o site do MEC (portal.mec.gov.br/novoscaminhos,) e clique no ícone ‘’Novos Caminhos’’, que está fixado na coluna do lado esquerdo da página, selecione a opção ‘’Oportunidades’’.

Na sequência, preencha os campos abertos, informando qual é o seu estado, cidade, modalidade EaD e qual é o seu nível de escolaridade. Feito isso, todas as instituições educacionais cadastradas serão evidenciadas, bem como os cursos que estão abertos no momento.

Entre os cursos disponíveis estão Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Meio Ambiente, entre outros. Para conhecer os detalhes de cada curso, é só clicar no link da oportunidade e ler todas as especificações.

Como se inscrever?

A sua inscrição no curso desejado pode ser feita em poucos cliques. Após pesquisar pelo curso, abra o seu link e clique em ‘’Inscreva-se’’. Depois, faça o seu cadastro fornecendo todos os seus dados pessoais.

Em seguida, o seu cadastro vai ser analisado, se todas as informações estiverem corretas, a sua inscrição vai ser aprovada. Com isso, você já estará habilitado para começar a participar das aulas do curso escolhido.

No geral, as formações têm uma carga horária de 800 horas. Enquanto que os cursos de qualificação, tem uma duração de 160 horas. É possível fazer quantos cursos você quiser e conferir o cronograma dos mesmos para checar em qual período cada disciplina vai ser ensinada, o que permite que você se prepare melhor para a sua aprendizagem.

Ao final do curso, você tem direito a receber a sua certificação que poderá ser impressa e utilizada para comprovar a sua qualificação durante processos seletivos para vagas de emprego.

Por Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *