Vestibular UFPR 2015 – Disputa acirrada entre os candidatos



Ingressar em uma universidade é um dos sonhos da maioria dos jovens que querem ter uma boa formação e com isso conseguir disputar uma vaga em uma empresa de ponta.

Esse sonho é mais intenso quando essa universidade apresenta o ensino gratuito, como por exemplo, USP, UNICAMP, ITA ou uma das grandes Federais.



Com isso temos uma que tem um grande destaque e um dos vestibulares mais concorridos, a UFPR, ou seja, Universidade Federal do Paraná que só para o seu curso de Medicina teve no último vestibular 70,59 candidatos disputando cada uma das 141 vagas.

Os dados são impressionantes quando analisamos dentro de um contexto geral, pois esse ano foram 51.460 inscritos disputando 4.513 vagas e anda temos os chamados “treineiros” que não disputam nenhuma vaga, mas se inscrevem somente para saber como é o clima de uma prova de vestibular e que esse ano chegou à marca de 2.083.



Temos ainda outros cursos com grande destaque na instituição como:

  • Arquitetura e Urbanismo que registrou 1.845 candidatos inscritos, ou seja, 30,75 candidatos disputando 60 vagas;
  • Publicidade e Propaganda que contabilizou 703 candidatos, ou 29,29 candidatos para 24 vagas;
  • Direito no período da manhã com 2.265 inscrições, ou seja, 28,31 candidatos para exatas 80 vagas;
  • Biomedicina com 645 candidatos, ou 26,88 candidatos disputando 24 vagas.

Isso porque não informamos a quantidade de treineiros para cada um desses cursos!

Um ponto que chamou a atenção nesse vestibular foi o fato que os novos cursos da instituição também têm uma grande disputa como Educação Física, em Matinhos e Engenharia Civil, em Pontal do Paraná.

No primeiro curso temos duas opções para a formação, o Bacharelado e a Licenciatura, no qual na primeira opção foram 635 candidatos disputando 60 vagas (10,58/vaga) e a segunda opção foram 333 candidatos para 60 vagas (5,55/vaga).

Já para o segundo curso foram 2458 candidatos que disputaram 133 vagas para se tornarem Engenheiros (18,48 candidatos por vaga).

Com todos esses dados temos um vestibular onde aqueles que conseguiram entender os conceitos aprendidos no ensino médio (não basta decorar, é preciso entender) vão conseguir ingressar nessa universidade.

Mais informações sobre a quantidade de candidato inscrita em cada curso acesse aqui.

Dados sobre o vestibular visite o site www.nc.ufpr.br.

Por Fernanda de Godoi

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Vestibular UFPR 2015 – Disputa acirrada entre os candidatos